A criação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere resultou da constituição em Lisboa, já no ano de 1936, numa comissão composta pelo Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, presidente, Sr. Joaquim da Silva Ameixeira, Sr. Júlio da Graça Antunes, Sr. José Joaquim da Silva, Sr. António Moura e Silva e Sr. José Freitas, dispostos a lançar-se na árdua e temerária tarefa de dotar Alvaiázere, a sua terra natal, com um Corpo de Bombeiros, ficando consolidada a fundação em 07 de Março de 1940 com a designação de “Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere”, e reconhecida como Instituição de Utilidade Pública por Despacho do Governo Civil de Leiria.

A instituição radicou-se fisicamente em Alvaiázere, logo passado alguns meses, pouco mais de um ano após a sua fundação, fazendo-o em improvisada garagem onde só cabia uma viatura – uma ambulância, com o qual e apenas contando com cinco bombeiros, deu início à sua atividade – O Serviço de Saúde. Posteriormente começou a prestar à população socorro em incêndios.

O quartel que a Corporação tem ao seu serviço desde 14 de novembro de 1993, data da sua inauguração, constitui um terceiro espaço por si utilizado.

Este edifício constitui aspiração e premente necessidade de vários anos e forçou à concentração de esforços e de ajudas várias vindas de benfeitores, não esquecendo a comparticipação do Estado e ainda a realização de Cortejos de Oferendas que sobremaneira contribuíram para a realização da obra.

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere

De realçar a forte perseverança, empenho, sacrifício e dedicação das diversas Direções e Comandos que bem coadjuvadas desbravaram caminhos e ultrapassaram dificuldades.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *