Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado à vila de Alvaiázere, às suas lendas e costumes, tradições e património.

José Hermano Saraiva, em Alvaiázere, faz panorâmica em movimento da paisagem natural de Alvaiázere e da vila; morro com uma aldeia da Idade do Bronze, a maior da Península Ibérica; mapa antigo com destaque para o Mediterrâneo e para a região da Suméria e Babilónia; peças de ouro em exposição; gravura com cena de homens primitivos a caçar, junto ao forno e em cenas do quotidiano.

Prato gastronómico regional chamado “Carne de Alguidar” (carne de porco crua temperada), prato da carne de porco já confeccionada. Panorâmica da vila de Alvaiázere; retratos do Rei Dom Sancho I, com quem viveu e de quem teve vários filhos, e de Dom Afonso II.

Exposição da FAFIPA – Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e Artesanato, stand com instrumentos agrícolas antigos como o arado romano; rebanho de cabras; stand com desenhos e maquetas dos alunos da Escola Básica Nº1 de Alvaiázere, recriação do fundo do mar com peixes suspensos, galeão afundado, anémonas, de tartaruga.

Panorâmica geral da feira com os stands ao ar livre, stand com cestos de verga, dos bordados, banca com potes de mel e de vinagre, pormenores da cestaria em vime, cesto da merenda antigo, garrafão onde tradicionalmente se guardava a aguardente de medronho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *